Não fui ao Degusta Beer ano passado, acompanhei somente pelo Instagram. Talvez isso tenha aumentado minha expectativa e, confesso, esperava um pouco mais do evento.

De qualquer maneira, valeu a pena ter ido duas vezes, na quinta e depois no sábado para ver um pouco da final do Mundial de Beer Sommelier.

O Degusta Beer 2015 trouxe os extremos. De um lado, os grandes da Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e Ambev trouxeram suas estrelas. A Colorado, a mais recente deste mundo. E aí que começa a nota triste: Infelizmente alguns cervejeiros foram até o stand ofender a equipe que trabalhava honestamente. Acima de tudo, temos que ter respeito. Concordar ou não com a venda é um grande debate, mas se comportar como o adolescente que viu sua banda de garagem preferida assinar com uma grande gravadora é algo inaceitável.

Como sou otimista, prefiro olhar para o outro lado, o outro extremo: a nova safra do cenário da cerveja artesanal. Se Wäls e Colorado foram para a grande indústria, ainda temos dezenas de cervejarias independentes e de qualidade. Por isso, separei os 5 destaques do evento para vocês:

#1 – Cervejaria Lohn

lohn-quadruppel
Lohn Quadruppel – Foto por Mucha Breja

De longe, a cervejaria mais comentada nas redes sociais. Ao acordar quinta feira, meus dois grupos do WhatsApp (Conscerva e Confraria Nacional) falaram dela ao mesmo tempo. Despertou, e muito, minha atenção.

Ao chegar no stand, a surpresa: Chopp por apenas R$5. E que chopp! Uma Quadruppel porrada de 14.7% ABV. Deliciosa, ela leva cana de açúcar.

Trouxe pra casa a Carvoeira, uma Imperial Stout com funghi e cumaru. Quem provou, elogiou demais. Guardei a minha esperando um dia mais frio neste inverno de quase 30ºC de Santos.

#2 Dama – Renovada

Dama Tupi - Foto por Mucha Breja
Dama Tupi – Foto por Mucha Breja

Confesso que o meu santo não batia com a Dama. Longe de mim achar ruim, porém não me cativava. Foi ai então que soube da contratação de Marcus Dapper, ex-Baden Baden como mestre cervejeiro. Resolvi dar uma nova chance e fui recompensado.

A Dama Tupi, lançamento, é maravilhosa. O belo rótulo realmente traduz toda a qualidade da cerveja. Me conquistou definitivamente. Se você como eu, teve uma má impressão da Dama algum dia, convido a provar. Não é de se arrepender.

#3 Mea Culpa

Vaidade APA - Foto por Mucha Breja
Vaidade APA – Foto por Mucha Breja

Foi muita informação de uma vez só. Uma cervejaria que eu não conhecia, um padre e a renomada Julia Reis, juntos no mesmo espaço. Com a minha atenção despertada, fui conferir o cenário de perto.

Provei a Vaidade (APA) e a Ira (Double IPA). Duas belas cervejas, mostrando que Cotia entra definitivamente no cenário cervejeiro. Entre um gole e outro, um bate papo rápido com a Julia Reis e o convite de gravar um vídeo para os nossos canais: Mucha Breja e Malte Show.

O padre? Estava lá com um confessionário. Quem confessava os pecados pagava apenas R$5 no chopp.

#4 Fürst

Fürst IPA - Foto por Mucha Breja
Fürst IPA – Foto por Mucha Breja

Outra cerveja bem recomendada no WhatsApp e lá vou eu degustar. Da pequena cidade de Formiga-MG, a cervejaria mostra que não devemos condenar se A ou B foi para grande indústria e sim, que devemos nos unir para que a luta pelo Simples seja concretizada em 2016.

Desta maneira, teremos mais maravilhas como esta disponíveis em todo país. Uma cidade longe do grande centro e com uma qualidade de primeiro mundo. Uma cerveja que nos encheu os olhos. Quantas Fürsts será que não temos nos interiores deste Brasil?

#5 Capitu

Capitu Titled Barn - Foto por Mucha Breja
Capitu Tilted Barn – Foto por Mucha Breja

Sempre via nossos seguidores do Instagram postando ela. Obviamente que não poderia deixar de passar em branco uma degustação. Fui direto na Tilted Barn, uma specialty beer, cerveja sem estilo definido. É complexa, porém fácil de beber: Malte defumado inspirado nas Rauchbiers, grãos crus como aveia e cevada fresca e o cítrico dos lúpulos americanos. Simplesmente maravilhosa!

E você? Do que você gostou mais no Degusta Beer?

Be Sociable, Share!

Comentários

comentários

Você pode gostar também de:


Pub faz o melhor Super Bowl da cidade nesse domingo

Como já é tradição, pela quarta vez o Mucha Breja faz a festa realizando o MAIOR SUPERBOWL DA CIDADE! E, pela primeira vez, o evento terá show ao vivo antes da transmissão da partida com João Maria.

29.01.2019

Melhor Pub no TripAdvisor traz promoções de chopp

Neste domingo o Mucha Breja traz o Festival de Burgers a partir das 18h. Os lanches serão preparados de maneira defumada, na churrasqueira Pit Smoker. O evento terá várias atrações, como dois novos chopps da Croma (Green Force #6 e Triple C), drinks e show ao vivo com João Maria e Nando Rebello. CardápioOs burgers […]

17.01.2019

No aniversário da cidade, Santos ganha festival de cervejas locais

Com duas cervejarias entre as 10 melhores do Brasil no aplicativo Untappd, Santos ganha a primeira edição do Festival Santos Beer Revolution que terá cervejas da cidade e apresentação de artistas locais como Dany Romano e Daniel do Via Rock. O evento acontece no aniversário de Santos (26/1) no bar Mucha Breja, localizado na Ponta […]

12.01.2019